A parte externa da casa, principalmente na área da piscina pode ter um plus a mais com uma iluminação especial para dar mais destaque ainda à decoração. Afinal, a iluminação complementa a decoração exaltando os detalhes e, além disso, permite que você faça mergulhos noturnos e também deixe o ambiente diferente para você relaxar, ler um livro, praticar exercícios, dentre outras atividades.
Há diversos tipos de lâmpadas que podem ser utilizadas na iluminação da sua piscina, desde as mais simples até as mais modernas. As lâmpadas que são mais utilizadas nesse tipo específico de iluminação são as de LED e de fibra ótica.
O ideal é que ainda na fase de construção da piscina se planeje os pontos-chaves onde serão colocados os nichos, justamente para a aplicação das lâmpadas objetivando criar um clima agradável para quando ela estiver sendo utilizada.
Outra sugestão é usar azulejos mais claros na decoração da piscina, assim a luz irá se destacar e realmente obter o efeito esperado. Também é importante utilizar lâmpadas de marcas confiáveis, assim como manter uma manutenção regular, com opções resistentes à água para garantir a segurança dos usuários da piscina.
O mais seguro é escolher entre opções de baixa voltagem para evitar riscos de choques elétricos. E existem várias opções para o projeto, sendo o LED e a fibra ótica as mais reconhecidas do mercado. O sistema LED conta com grande variedade de cores e potentes refletores, que consomem menos energia e exigem baixa manutenção. E, caso não seja possível colocar as luzes dentro da piscina, o ideal é posicionar os refletores na direção da água.
Outro aspecto fundamental no projeto de iluminação é também iluminar as áreas de risco da piscina como escadas e degraus. Também é interessante instalar o dispositivo DR (Diferencial Residual), garantindo a interrupção automática de energia no caso de choques. A escolha do colorido das luzes deve ser planejado, pois tons de vermelho ou laranja trazem a impressão de calor ao local, já as cores azul e verde deixam a sensação de que a água está mais fresca e fria.
A iluminação com fibra ótica é mais uma possibilidade, sendo uma de suas principais vantagens, o baixo risco de acidentes elétricos. O sistema tecnológico é seguro e exige a construção de uma caixa para o abrigo dos equipamentos, não sendo interessante usar conduítes ou caixas de passagens de instalações antigas.
Espero que esse artigo tenha te ajudado! Quer saber mais sobre o Gerencia Obras? Experimente grátis: http://gerenciaobras.com.br/
Comments